sábado

Respeito versus Servilismo

Vá lá eu saber a razão - e porque tantas vezes na minha vida me vejo nesta circunstância - os demais acham-se à vontade para me mandar. Ou seja, para me dar ordens. Vem isto a propósito e tanto assim que hoje, Sábado não tendo linhas de hierarquia a observar, ainda assim neste bendito dia se acharam no direito de me encomendar e dizer vai. Estava eu a deliciar-me à varanda com a frescura da aragem que prenunciava a chegada da chuva, quando ouço no prédio contíguo um chamamento para a minha pessoa. A senhora, de idade avançada, mas de ar despachado e que já por diversas vezes meteu conversa comigo quando se apercebe da minha presença, assomou à janela e mandou-me espreitar para o alto do seu próprio prédio e também do meu, porque tinha os vidros molhados, mas não quería arriscar fazê-lo  porque tinha chegado do cabeleireiro. Fiquei calada. Reformulo: Engoli por respeito à sua respeitosa idade a devolução que me apetecia fazer. É bom que não se misturem os conceitos, lá porque sou educada não me faz a criada de fora de ninguém.
 
 
 
 

Sem comentários: